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domingo, 22 de maio de 2011

Vamos refletir...


Por que muitos alunos dizem não entender e não gostar de matemática?
   Essa questão parece angustiar o professor que se propõe a trabalhar com matemática nas séries iniciais, pois, o mesmo precisa refletir sobre a situação de ensino dessa disciplina. A visão de que a matemática é uma área do conhecimento pronta, acabada, perfeita e abstrata guiaram a vida escolar do professor, e isso influência na posição autoritária em relação ao conhecimento matemático. Chavões como: matemática é para poucos, quem gosta de matemática é mais inteligente, etc., são comuns principalmente nas séries iniciais.
   Isto contraria a visão de que o conhecimento matemático estar em constante construção e, os indivíduos, através do processo de interação social com o mundo, ressignificam, complementam, e sistematizam os seus conhecimentos, Isso permite transformar as ações docentes e alterar as interações em nível de qualidade.
  Além dessa visão de conhecimento, temos no desgosto por matemática, um aspecto decisivo, uma manifestação quase absoluta dos alunos-professores da Educação Infantil e das Séries Iniciais, que muitas vezes escolhe o magistério como fuga, achando que não vão utilizar matemática.
  Dessa forma, o professor que não gosta de matemática não saberá ensinar a seus alunos e, além disso, poderá despertar o sentimento de incapacidade dos educandos. Faz-se necessário, professor, entender a matemática e construir conhecimento matemático.
 De que forma podemos incentivar nossos educandos a desenvolver a habilidade de cálculo mental?
  Resolução de Problemas é importante a medida em que possamos proporcionar aos educandos situações de ensino, onde, a partir da pesquisa sobre problemas emergentes ou de propostas problematizadoras, seja construído o conhecimento matemático, e essa elaboração faça emergir novos problemas.
Finalizando concordo com Meira(1998), ao afirmar que aprender matemática é:
·           Construir idéias coletivamente, através de discussões em que o professor e aluno possam registrar comparar e avaliar suas idéias publicamente;
·           Comparar diferentes estratégias de resolução do mesmo problema, sem apressar em eleger qualquer uma delas como a melhor ou a mais eficiente;
·           Ser capaz de, flexivelmente, representar problemas de várias maneiras e testar estas representações em problemas cada vez mais complexos.      

Um comentário:

  1. Educação Matemática... Importante as idéias postadas!!!
    A condição de construir o conhecimento matemático de forma construtivista deve ser priorizada pelos formadores de conceitos educativos que visam vislumbrar a idéia de que aprender a matemática coletivamente torna-se uma brincadeira, além de ser prazeroso... Paulo Freire defendia a imagem de que, o aprender matemático vincula-se a realidade constante do conhecimento, que, como suporte vivido forma-se uma base para aprendizagem contínua. Parabéns pelas idéias Mateus... Muito legal... Ta bombando. Bjus.
    > Pp. Cartilane Luz

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