![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4X3xfkm2ErqW2HhNsw8MFeNokZhq0JzZ_FmRUgSQHDGkYCL-JN7fuPadshSPLBpV_TWwaYYA3vjy7exHMtcYIkr01BvrNJHo9VRizzg0caCmbBYw5leYuo-vKTLKQPwPRqZpyAO7tcJQ/s200/tattoo_49.jpg)
O segredo é entender os números e fazer muitos exercícios, para naturalmente aprender as partes mais difíceis de cada matéria. Hoje as questões estão cada vez mais difíceis, e quem sabe as formulas apenas através de macete, podem perder pontos em questões de raciocínio. Os famosos versinhos criados com as fórmulas podem deixar o aluno perdido na prova, se ele não tiver entendido a matéria. É preciso saber a relação de cada item, o que possibilita o raciocínio lógico em cada questão.
Mais as demonstrações nunca poderão ser deixadas de lado, pois para ser valida toda aplicação matemática tem que ser provada de forma que venha a convencer o aluno. O estudante tem aprender a entender, deduzir e analisar. Pra quem estuda de forma correta, as fórmulas naturalmente são guardadas na cabeça, o aluno tem que interpretar, decorar não adianta nada. Quem entende uma matéria tem todos os esquemas guardados e pode raciocinar em cima das questões. O aprendizado da Matemática se faz através da compreensão e da memorização. O ideal é que a compreensão preceda a memorização e uma não exclui a outra. (Gilberto Garbi RPM nº68).
Decorar nunca foi a postura certa, mas tem hora que não tem jeito. Formulas das matérias exatas tendem a ser decoradas. Mas a dica é sempre entender antes, porque o aluno não pode perder o raciocínio da questão.
Mateus B. Porto, texto apresentado a disciplina Cálculo II. Valença 2010.
Gosteii colegaa !! Bons tempos de Cálculo II ^^
ResponderExcluirÉ, bons tempos...
ResponderExcluirConjunção adversativa é "mas", não "mais".
ResponderExcluir