Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Decorar é preciso. Demonstrar também é.

Análise do texto "Decorar épreciso. Demonstrar também é." Revista Professor de Matemática nº68.


Foi-se o tempo em que decorar e estar com as fórmulas matemáticas na ponta da língua eram essenciais para alcançar boas notas. Mais nos tempos atuais os alunos já não demonstram tanto interesse em estarem “perdendo tempo” com demonstrações de teoremas às vezes gigantescas. “... Mais o fato é que hoje os jovens não aceitam mais que os professores fiquem diante do quadro demonstrado teoremas” (Gilberto Garbi RPM nº68).
   O segredo é entender os números e fazer muitos exercícios, para naturalmente aprender as partes mais difíceis de cada matéria. Hoje as questões estão cada vez mais difíceis, e quem sabe as formulas apenas através de macete, podem perder pontos em questões de raciocínio. Os famosos versinhos criados com as fórmulas podem deixar o aluno perdido na prova, se ele não tiver entendido a matéria. É preciso saber a relação de cada item, o que possibilita o raciocínio lógico em cada questão.
   Mais as demonstrações nunca poderão ser deixadas de lado, pois para ser valida toda aplicação matemática tem que ser provada de forma que venha a convencer o aluno. O estudante tem aprender a entender, deduzir e analisar. Pra quem estuda de forma correta, as fórmulas naturalmente são guardadas na cabeça, o aluno tem que interpretar, decorar não adianta nada. Quem entende uma matéria tem todos os esquemas guardados e pode raciocinar em cima das questões. O aprendizado da Matemática se faz através da compreensão e da memorização. O ideal é que a compreensão preceda a memorização e uma não exclui a outra. (Gilberto Garbi RPM nº68).
  Decorar nunca foi a postura certa, mas tem hora que não tem jeito. Formulas das matérias exatas tendem a ser decoradas. Mas a dica é sempre entender antes, porque o aluno não pode perder o raciocínio da questão.

Mateus B. Porto, texto apresentado a disciplina Cálculo II. Valença 2010.    

3 comentários: