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quinta-feira, 2 de junho de 2011

TENDÊNCIAS ATUAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS









Aprender a resolver problemas matemáticos deve ser o maior objetivo da instrução matemática. Certamente outros objetivos da matemática de ser procurados, mesmo para atingir o objetivo da competência em resolução de problemas. Descrever conceitos matemáticos, princípios e algoritmos através de um conhecimento significativo e habilidoso é importante. Mas o significado principal de aprender tais conteúdos matemáticos é ser capaz de usá-los na construção das soluções das situações-problemas. (Hatfield apud Dante. 2000).
Um dos autores pioneiros na pesquisa nessa área é o matemático George Polya. Em sua obra mais famosa How to Solve It, traduzida para o português como A arte de resolver problemas (POLYA, 1995). Polya se propõe a estudar os inúmeros métodos de resolução de problemas, estudo também conhecido como Heurística, e suas implicações para o ensino-aprendizagem de Matemática. Mais o que vem a ser um problema? O que é um problema de matemática? Segundo Dante.
Um problema é qualquer situação que exija o pensar do individuo para solucioná-la. Um problema matemático é qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-la (DANTE, 2000, p. 09-10).   
Desta maneira, podemos afirmar sem a preocupação de sermos precisos ou rigorosos que um problema matemático é toda situação requerendo a descoberta de informações matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta resolvê-los.
·         CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Ensinar a resolver problemas: concentra como a matemática é ensinada e o que dela pode ser aplicada.
Ensinar matemática através da resolução de problemas: temos a resolução de problemas como metodologia de ensino, como um ponto de partida e um meio de se ensinar matemática. O problema é olhado como um elemento que pode disparar um processo de construção do conhecimento.
·         OS OBJETIVOS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA SEGUNDO POLYA (1981):
Ø  Analisar processos matemáticos estabelecidos pelos bons resolvedores de problemas matemáticos;
Ø  Propor uma metodologia de trabalho docente envolvendo a técnica da resolução de problemas nas aulas de matemática;
Ø  Melhorar as habilidades de resolução de problemas nas aulas de matemática, considerando, para isso, os problemas estabelecidos por um bom resolvedor de problemas;
Existem diferentes interpretações do que se entende por exercícios e resolução de problemas. Na resolução de problemas, como tendência metodológica no ensino aprendizagem da matemática, os alunos podem usar a abordagem de resolução de problemas para investigar e compreender o conteúdo matemático; formular problemas a partir de situações matemáticas do cotidiano; adquirir confiança para usar a matemática de forma significante; além de generalizar soluções e estratégias para as novas situações problemáticas.
     Antes de se trabalhar com a resolução de problemas, é imprescindível compreender a analise e as considerações do PCNs acerca do uso da resolução de problemas como alternativa para o ensino e aprendizagem da matemática.

Mateus B. Porto, acadêmico do curso de licenciatura plena em matemática da Faculdade de Ciências Educacionais. Valença - Junho 2011.


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